Sector Imobiliário em forte crescimento no 1º Semestre de 2015

pexels-photo

O sector imobiliário em Portugal apresenta uma acentuada recuperação em 2015 com o índice de Preços da Habitação (IPHab), divulgado agora pelo INE, a registar um aumento de 2,9% face ao mesmo período do ano passado, uma subida 2,1% superior à registada no trimestre anterior. A forte aposta deste Governo na reabilitação urbana e regulação do sector imobiliário demonstra o impacto positivo que estas medidas vêm a ter no mercado, aumentando a confiança dos agentes.

O preço das habitações encontrava-se em queda nos últimos meses mas esta tendência veio a se inverter em 2015. No índice agora apresentado, as casas usadas registaram uma variação dos preços de 3,4%, enquanto que as casas novas subiram 2,5%.

Na comparação trimestral, o IPHab registou um crescimento de 3,7% face ao 1º trimestre do ano, com os alojamentos novos a registar uma taxa de 5,3% e os alojamentos usados de 3%, seguindo a tendência do mercado, em que cada vez mais se confirma Portugal se apresenta como uma aposta sólida, com boas oportunidades de investimento e um sector imobiliário em forte expansão.

Mais em concreto, os dados do INE apontam que, entre abril e junho, foram transacionadas 24.512 casas, das quais 19.576 eram fogos usados, mais 24,8% que no mesmo período do ano passado, atingindo assim os 79,9%, face aos 78,4% do trimestre anterior, um novo máximo na série disponível.

Fonte: VidaImobiliária