Estratégia Nacional para a Habitação orientada para o mercado de arrendamento

ArrendamentoLisboa

O presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Vítor Reis,em entrevista ao idealista/news, revela a forte aposta em tornar este mercado mais sólido.

“Quais as atuais prioridades do IHRU?”
“Temos de continuar a dinamizar o mercado de arrendamento para que exista uma oferta alternativa à compra de casa. Temos de conseguir que a habitação social se torne numa verdadeira solução para as famílias carenciadas. Temos de conseguir fazer uma revisão profunda na codificação da construção. Temos de conseguir que o novo modelo de financiamento se desenvolva, sendo que o programa Reabilitar para Arrendar que lançámos recentemente é o pilar principal para esse processo.”

“Como é se promove mais o arrendamento em detrimento da compra de casa?”
“Em grande medida, só vamos consegui-lo por via fiscal, com a progressiva redução da carga de impostos, a que o país foi obrigado a recorrer para ajudar a sair da enorme crise em que estava.”

“Mas os portugueses tendencialmente querem ser proprietários…”
“Sim, é verdade que há um problema cultural nesta questão de querer ser dono da casa onde se vive. Mas se olharmos para a experiência dos países do Norte da Europa, dos que estão economicamente mais saudáveis e desenvolvidos, a oferta do arrendamento, em alguns casos, representa quase metade das formas habituais de alojamento.”

Fonte: Idealista.pt