Proprietários enchem associações com dúvidas sobre recibos eletrónicos de arrendamento

Recibo de Renda eletrónico

Iniciou em Novembro a obrigação que os proprietários têm de comunicar os contratos de arrendamento ao Fisco e de passar os recibos por via eletrónica no Portal das Finanças aos inquilinos. A medida sempre foi criticada pelos senhorios e agora os serviços das associações de proprietários têm estado cheios, devido às dúvidas sobre as novas obrigações declarativas.

“Este mês não se fará mais nada a não ser esclarecer as dúvidas dos senhorios”, disse o presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), Frias Marques. O responsável revelou, citado pelo Diário Económico, que quando o novo Governo tomar posse a ANP vai pedir uma audiência ao ministro das Finanças para se reverter as medidas. Já o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, afirmou que “o atendimento tem estado cheio”.

As questões mais comuns colocadas pelos senhorios têm a ver com as gestoras de contratos de arrendamento que têm de passar milhares de recibos eletrónicos, mas há também muitas dúvidas sobre a compropriedade, nas situações em que há senhorios obrigados a passar os recibos e outros não.

Fonte: Idealista.pt

A ComunicaRenda é especializada na gestão do arrendamento do seu imóvel, a par com todas as obrigações necessárias.

Procuramos facilitar o seu dia-a-dia. Se não sabe registar o contrato de arrendamento e emitir o respetivo recibo, nós somos especialistas!

Nós gerimos, o cliente relaxa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s