Governo cria fundo de reabilitação urbana

Comunicação de rendas

O novo Governo já está a criar um Fundo Nacional de Reabilitação Urbana, que se destina a apoiar financeiramente as obras nesta área, que é uma das prioridades do executivo.

Isto porque «tendencialmente, ultrapassada a fase das grandes infraestruturas é preciso pôr a tónica na reabilitação, na revitalização, e portanto essa é a grande aposta». A informação foi dada esta semana pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, segundo o qual «em termos de política de construção, a tónica vai ser, incomparavelmente, mais colocada na reabilitação do que na construção nova. Isso vai-se refletir ao nível do financiamento, ao nível dos incentivos financeiros, dos benefícios fiscais, a todos esses níveis», explicou à Lusa à margem do lançamento do Caderno de Síntese Tecnológica de Reabilitação de Edifícios, apresentado pela PTPC.

O governante salientou também que «o Governo pretende que ao investimento em reabilitação urbana seja associado um aumento da resistência sísmica do edificado e uma forte componente de eficiência energética».

José Mendes realçou ainda que «há claramente uma opção no programa deste Governo de promover e apoiar a reabilitação para a colocação no mercado de arrendamento», uma intenção que deverá beneficiar mais a classe média.

Citado pelo DV, explicou também que, no que toca o orçamento dispensado para este fundo nacional, «há linhas de financiamento dedicadas a esse efeito», nomeadamente através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e do Instrumento Financeiro para a Reabilitação Urbana (IFRU), que utiliza verbas dos programas operacionais do Portugal 2020 e que também capta verbas do Banco Europeu de Investimento, podendo ainda utilizar verbas do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.

Fonte: Vida Imobiliária

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s